sábado, 2 de novembro de 2019

Franklin Capistrano — POEMAS daflor dapele


[Capa: Falves Silva]

"Poemas daflor dapele" é um livro de poemas visuais, de Franklin Capistrano, publicado em 1988. O livro é dividido em 4 partes, cada uma com uma cor de papel respectiva: azulgrafemas, verdegrafemas, vermelhografemas e amarelografemas. 

Franklin Capistrano nasceu em 1951, na cidade de Monteiro/PB. Com oito anos de idade veio morar na capital do Rio Grande do Norte. Foi presidente do Cine Clube Tirol. Em 1964, ganhou um prêmio de poesia no Atheneu. Em 1965, mostrou "um catatau que produziu a Nei Leandro de Castro, [que] depois do que ouviu, resolveu rasgar tudo", diz Rejane Cardoso, na orelha do livro. Em 1986, funda, com Falves Silva e Anchieta Fernandes, o jornal "A Margem". É também médico psiquiatra e vereador pelo PSB.

O prefaciador do livro, Farias de Castro, nos fala que com os poemas do livro "O poeta nos confesssa sua preocupação com o futuro da poesia e do poema, nesta terra de tantos e tantos poetas. Procura novas formas/fórmulas para dizer o que 'sinto=vejo'. Busca e rebusca a palavra na sua intimidade essencial: faz um trabalho de vanguarda."

O livro, diagramado pelo próprio autor e por Falves Silva, trabalha  muito com o espaçamento das letras e dos espaços vazios da página. O exemplar que tivemos acesso tem certo esmaecimento na cor de suas páginas, então, para preservar um pouco do casamento entre a cor das páginas e os poemas, preferimos fazer versões símiles dos poemas que selecionamos para compor esta coletânea.


***

















Nenhum comentário: