quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Avelino de Araujo - Livro de Sonetos


Capa: Avelino de Araujo

O Livro de Sonetos (Edição do Autor, 1994, Natal-RN), reúne trabalhos de 1984 até o ano de sua publicação e é tido como o único livro do mundo constituído exclusivamente por sonetos visuais.  

São 24 poemas marcados pela experimentação e subversão da estrutura do soneto. Um exemplo disso pode ser verificado no " SONETO AMÉRICA LATINA", no qual a inversão da ordem usual ("quartetos"/"tercetos") está relacionada com a representação do garfo, sugerindo uma leitura do papel de “alimento” que a América Latina desempenha no mundo, assim como outras “periferias globais”.

O poeta também desconstrói o conceito da forma fixa, brincando com objetos do cotidiano: alfabeto, símbolos matemáticos, símbolos de pontuação, etc. Ele se utiliza de todas essas ferramentas para lembrar da vastidão da poesia e, por isso, em sua visão, da impossibilidade de aprisioná-la em moldes impostos que têm por objetivo, também, o caráter de "regra imutável".
O livro é um protesto que repensa o lugar da poesia e, nesse contexto, o poeta rompe as barreias ideológicas de um 'Apartheid' literário e se coloca como o último e destoante elemento do poema "ANTÍPODAS".

SONETO AMÉRICA LATINA

***


APARTHEID SONETO

***


SONETO Nº7

***



SONETO COTIDIANO

***


ANTÍPODAS

***


SONETO Nº19

***



SONETO INACABADO




Nenhum comentário: